sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do Sofressor

Postado por Aline Brito às 09:31
Caros leitores, há tempos não publico uma crônica minha para vocês. Mas hoje é Dia do Professor (Sofressor) e, como eu sou professora, sinto-me na obrigação de marcar esse momento. De manhã, logo cedo, recebi uma linda mensagem de parabéns pelo meu dia. Emocionante. Essas coisas me fazem querer permanecer nessa sofrida profissão: justamente o carinho de alguns alunos e a oportunidade de perceber o resultado do meu trabalho nas produções textuais desses alunos ao me escrevem com tanta presteza. Aceito críticas, mas elogios aceito mais ainda – rsrsrs. Já li e ouvi, de ontem pra hoje (e olha que ainda é o começo do dia), várias coisas legais, inclusive dos meus colegas de profissão. Até via DM no Twitter já recebi os parabéns.
Vou colocar aqui trechos da carta de uma das minhas alunas, uma aluna especial. Pra falar a verdade, ela me chama de bruta de vez em quando, mas ela sabe que, no fundo, sou uma manteiga derretida, inclusive me derreti quando li a mensagem dela. (Notem que, quando a mesma se refere ao “tempo sobrando”, faz alusão a mim – rrsrsrs, que costumo dizer isso quando alguém escreve qualquer mensagem melo-dramático-carinhosa... Ela ainda me agradece por eu ser amiga, por eu deixá-la pegar um pouco de minha inteligência (rs), por me preocupar se ela realmente aprendeu, por tudo e por tanto... (Lindo isso). Agradece cuidadosamente e nominalmente a cada professor, incluindo os principais motivos que influenciam a escrita da mensagem. Até esqueci que o salário é pequeno, que existem alunos que irritam, que existem motivos pra desistir...

Minhas professoras,

Vou escrever umas coisinhas bonitinhas pra vocês, não porque estou com tempo sobrando (rs), pelo contrário, estou às três da manhã no intervalo de uma atividade TCCrísticas (créditos para palavra que acabei de inventar)... escrevo pelo real motivo de vocês serem especiais...

Hoje é 15 de outubro!!!

Quando eu era criança, me lembro que comemorava esse dia com muita alegria, presenteava minha professorinha que me ensinava os primeiros passos pra querer ser "gente grande"... Penso que se ela soubesse onde estou hoje estaria sim orgulhosa de mim...
Mas enfim, vejo que hoje esse dia não é muito lembrado ou comemorado por essas pessoas "gente grande" que eu me tornaria... assim resolvi fazer o efeito mágico de voltar a ser criança só pra ter o prazer de comemorar com o mesmo entusiasmo de quando era pequena.
Comento com muitos do prazer que tenho de tê-las como professoras, acreditem que minha família conhece cada uma só pelo tanto que falo e com um orgulho especial...
A vida acadêmica não é nada fácil e conciliar com tantas outras responsabilidades que a vida nos traz a torna cada dia mais difícil e desestimulante, mas vejo que existem pessoas lá como vocês, que têm uma vida parecida, ou pior que a minha, em relação às correrias, e nem por isso deixam de passar pra mim algo que aprenderam, seja na época dos estudos ou na vida mesmo... Isso nos dá forças pra seguir.
Na faculdade, além de grandes professoras (que se esforçam pra aturar alunos indisciplinados e vencem o cansaço pra se mostrar sempre dispostos), ganhei grandes e boas amigas... Pessoas que sentam comigo pra fazer um lanche, saem comigo pra se divertir, se preocupam com minha vida pessoal... Isso tudo me faz ter um carinho imenso por vocês.
Queria parabenizá-las, neste dia especial, por fazer da arte de lecionar motivo de inspiração pros seus alunos. Por fazer-nos ter aquele desejo de: "quando eu crescer, quero ser igual a você!". Por serem mulheres, mães, esposas, namoradas, família, dar conta de outro trabalho e ainda ter o carinho de preparar aula para nós. Fico feliz por cada gesto.
[...]
Enfim, minha gente... Isso só pra desejar a vocês um feliz Dia do Professor... Espero que esse dia não passe despercebido, afinal lecionar é uma arte e todo artista merece seu momento de glória!

Um beijo carinhoso!

Deus as abençoe!

Leila Arruda
Jornalismo - 7º semestre



É... Vocês viram aí. Nós, professores, somos queridos – rsrsrsrs. E eu sou queridíssima kkkk. Tô felizona. Aproveito pra homenagear, enfim, todos os meus professores, desde sempre, inclusive minha chefe (Sabia que minha chefe foi minha professora? Tratem bem seus professores; um dia eles podem virar seus chefes!). Até a criação desse blog foi idéia de uma ex-professora. Outra: mainha foi minha professora também, de biologia, e diretora, olha a pressão! Agradeço também aos professores chatos e intolerantes, porque, sem a pegação no pé, talvez eu tivesse, digamos, menos coragem pra estudar. Mas homenageio ainda mais aos que colaboraram mais intensamente para que eu lapidasse o meu “saber ser gente”.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Tinha de ser ela... Por Aline Brito | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2010 | Engenharia e Design de Marlos Ross