sábado, 15 de maio de 2010

Preciosidades Póstumas

Postado por Aline Brito às 13:54
Um dos meus livros preferidos, bem combinado com meu gosto pelos cemitérios e pela temátca da morte, é o Memórias Póstumas de Brás Cubas. Lá, encontramos riquezas assim:

O diálogo implícito - Capítulo LV - O Velho Diálogo de Adão e Eva

 Brás Cubas
. . . . . ?
Virgília
. . . . . .
Brás Cubas
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
 . . . . . . . . . . . . . . . . .
Virgília
. . . . . . !
Brás Cubas
. . . . . . .
Virgília
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . ? . . . . . . . . . . . . . . . .
 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Brás Cubas
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
Virgília
. . . . . . .
Brás Cubas
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . ! . . . . . .
. . ! . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . !
Virgília
. . . . . . . . . . . . . . . . . ?
Brás Cubas
. . . . . . . !
Virgília
. . . . . . . !

A dedicatória - “Ao verme que primeiro roer as frias carnes do meu cadáver, dedico, com saudosas lembranças, estas memórias póstumas."
A sinceridade - "Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento".

A poesia concreta - Maquinalmente tudo isto; e, não obstante, havia certa lógica, certa dedução, por exemplo, foi o virumque que me fez chegar ao nome do próprio poeta, por causa da primeira sílaba- ia a escrever virumque, e sai-me Virgílio, então continuei:

            Vir                                                             Virgílio



Virgílio                                 Virgílio



                                                           Virgílio

          Virgílio


A metalinguagem - CAPÍTULO XLV / NOTAS

 SOLUÇOS, lágrimas, casa armada, veludo preto nos portais, um homem que veio vestir o cadáver, outro que tomou a medida do caixão, essa, tocheiros, convites, convidados que entravam, lentamente, a passo surdo, e apertavam a mão à família, alguns tristes, todos sérios e calados, padre e sacristão do caixão, a prego e martelo, seis pessoas que o tomam da essa, e o levantam, e o descem a custo pela escada, não obstante os gritos, soluços e novas lágrimas da família, e vão até o coche fúnebre, e o colocam em cima e traspassam e apertam as correias, o rodar do coche, o rodar dos carros, um a um... Isto que parece um simples inventário, eram notas que eu havia tomado para um capítulo triste e vulgar que não escrevo.

A super sinceridade - CAPÍTULO LXXI / O SENÃO DO LIVRO

COMEÇO a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade.

 Os conselhos - CAPÍTULO CXIX / PARÊNTESIS

QUERO DEIXAR AQUI, entre parêntesis, meia dúzia de máximas das muitas que escrevi por esse tempo. São bocejos de enfado; podem servir de epígrafe a discursos sem assunto:
* * *
Suporta-se com paciência a cólica do próximo.
* * *
Matamos o tempo; o tempo nos enterra.
* * *
Um cocheiro filósofo costumava dizer que o gosto da carruagem seria diminuto, se todos andassem de carruagem.
* * *
Crê em ti; mas nem sempre duvides dos outros.
* * *
Não se compreende que um botocudo fure o beiço para enfeitá-lo com um pedaço de pau. Esta reflexão é de um joalheiro.
* * *
Não te irrites se te pagarem mal um benefício: antes cair das nuvens, que de um terceiro andar.

 O Reconhecimento - CAPÍTULO CXXXVI / INUTlLIDADE

 MAS, OU MUITO me engano, ou acabo de escrever um capítulo inútil.

O supersinceríssimo - Mas este capítulo não é sério.


Os custos de uma relação - “(...) Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis (...).”
 

Não é massa, gente, um livro em que o narrador já morreu?

0 comentários:

Postar um comentário

 

Tinha de ser ela... Por Aline Brito | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2010 | Engenharia e Design de Marlos Ross