terça-feira, 3 de novembro de 2009

Pontuação é tudo

Postado por Aline Brito às 08:48
Não é chatice minha de professora de português. Mas quem já foi meu aluno sabe: pontuação é muito importante pra clareza da frase... E acontecem coisas interessantes, engraçadas, uns ruídos na comunicação por falta ou erro de pontuação. No Msn, todo mundo já deve ter tido problema por não entender uma frase que era interrogativa, achando que era uma afirmação, porque o outro não colocou o tal ponto de interrogação.
Vejamos, então, algumas casos:
Outro dia minha aluna me contou que um apresentador de televisão leu o e-mail de César Moro. Mas, detalhe: Era o e-mail de César, e este quis dizer: "moro em tal lugar", ou seja, era: "Eu sou César. Moro em..." Mas sem o ponto fica difícil, né?
Um dos casos conhecidos é de um testamento registrado em papel sem pontuar. Pra quem fica a herança?
Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres
Várias são a maneira de pontuar, cada um pontua segundo seus interesses.
Eram quatro concorrentes.

O sobrinho fez a seguinte pontuação: 
Deixo meus bens à minha irmã? Não, a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.

A irmã chegou em seguida e pontuou assim: 
Deixo meus bens à minha irmã, não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.

O alfaiate pediu cópia do original e puxou a brasa pra sardinha dele: 
Deixo meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho, jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.

Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles fez esta interpretação:
 Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho, jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres.



Pois bem, vou arrematar com as frases da campanha da Associação Brasileira de Imprensa, muito criativas:

Colaboração: Leila Arruda. É, isso mesmo, ela de novo. Tá ficando famosa nas minhas custas!

1 comentários:

Dos Anjos on 18 de novembro de 2009 às 14:25 disse...

Amei o vídeo,
Amei, o video

o texto me fez lebrar uma prova sua que fiz
Bjos

PARABÉNS pelo o BLOG! =D

Postar um comentário

 

Tinha de ser ela... Por Aline Brito | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2010 | Engenharia e Design de Marlos Ross